Melhores alunos para o melhor da Física

Melhores alunos para o melhor da Física
Galileu Galilei

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Força Normal


                                                  
Observe a figura acima, nela vemos que um corpo encontra-se sobre uma mesa. O peso do corpo se encarrega de puxá-lo para baixo, na direção do centro da Terra. Se a mesa ou outra superfície qualquer não estivesse presente, o objeto cairia. Estabelecido o contato entre corpo e mesa, o peso continua puxando o corpo e, por isso, ele comprime a superfície.
Como a terceira lei de Newton enuncia que para toda ação existe uma reação, se o corpo comprime a mesa, ou seja, se ele aplica força sobre ela, haverá a respectiva reação que é denominada de força normal. Temos que ficar atentos ao fato de que a força normal não se trata de uma força de reação da força peso. A força normal nada mais é do que a reação da compressão que é exercida sobre a superfície.
Partindo desses princípios, podemos definir a força normal como sendo a força aplicada ao corpo pela superfície com a qual ele está em contato. Ela surge em virtude da compressão que o corpo exerce na superfície, a qual reage aplicando uma força no corpo.
A força normal não surge somente do contato com superfícies planas e horizontais. Em qualquer situação em que um corpo tocar e comprimir um outro, surgirá uma reação normal. O termo normal é utilizado em Física para situações em que se forma um ângulo de 90° entre duas direções, daí o fato de essa reação sempre ser perpendicular à superfície de apoio.
No corpo, a força normal terá as seguintes características:
- Módulo: igual ao da compressão que a superfície recebe;
- Direção: perpendicular à superfície de apoio;
- Sentido: do apoio para o corpo.
Giovana Monnerat e Laila Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário